pokerstars

Conheça a "avis rara" talha-mar

Ocorta-águaoutalha-mar é a única ave do planeta que pesca rasgando com o bico muito afilado as águas rasas de rios e praias.

Outros traços únicos são ter pupilas como de alguns felinos e répteis e nunca pousar na água, mesmo com membranas nas patas.

Não bastando, antes de acasalar, os machos da espécie presenteiam as fêmeas com peixes, contam pesquisadores. 

Há duas espécies na Ásia e na África e três subespécies sem diferenças tão marcantes no continente americano.

Todas vivem até por volta de duas décadas, uma idade avançada para a grande família global dos emplumados.A variedade mais comum no Brasil ocorre mais junto a grandes cursos fluviais e praias, dentro e fora de unidades de conservação.

O sobe e desce das águas dos rios, as temporadas de chuvas e a disponibilidade de comida influenciam suas migrações anuais

As variedades do talha-mar não estão sob risco direto de extinção, mas os locais onde descansa, se alimenta e procria sim.

Barragens de hidrelétricas, desmate, incêndios, queimadas e a circulação de grandes barcos ameaçam seus ninhais e fontes de alimentos.

ReportagemAldem Bourscheit

EdiçãoDaniele Bragança

Fotos:PDan Pancamo/CC, Anenor Leonello Filho/CC, Jayanthsharma/ WikimediaCommons, ICMBio/PNA,Lincoln Barbosa/WikimediaCommons, Sylvia Centrón/Fauna Paraguay, PAC/Divulgação, Hillebrand Steve/USFWS

pokerstars Mapa do site

1234