Salada Verde

Lançado o livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças

Divulgado no Dia Mundial do Meio Ambiente, publicação infantil explica o que é e como é feita a Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção

Daniele Bragança·
7 de junho de 2015·9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis). Ilustração: Jesus Emanuel Sousa Sobrinho.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado desde 1973 no dia 05 de junho, o Canal Ciência lançou o livro infantil sobre espécies ameaçadas de extinção. Voltado para as crianças, o livro foi feito para familiarizar os pequenos com a temática que envolve a proteção da fauna brasileira ameaçada de extinção. Apresenta como é feita e porque é importante existir uma lista vermelha de espécies ameaçadas, quais as principais ameaças à fauna silvestre e o que é uma espécie bandeira e uma espécie guarda-chuva.

Após a apresentação dos conceitos, os leitores são brindados com 50 histórias envolvendo bichos ameaçados de extinção no Brasil. Histórias como do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys, o discurso preocupado do rato Juscelinomys, a indignação de Justino, o tubarão-baleia, e os planos de Clodoaldo, a perereca-pintada, para conquistar uma namorada, além de curiosidades sobre a fauna brasileira e citações de autores consagrados como Guimarães Rosa, Helmunt Sick, João Simões Lopes Neto, Marcelo Carneiro da Cunha, Manoel de Barros, Monteiro Lobato, Orlando e Cláudio Villas Bôas e Patativa do Assaré.

Reprodução capa.

A maioria das 76 ilustrações foi feita por crianças de diversas regiões do Brasil participantes do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo, realizado ano passado. Um desenho especial colore a página 9 do livro: trata-se de um dos desenhos dos filhos de Darwin, provavelmente Francis, feito no verso de uma das folhas do manuscrito original ‘A origem das espécies’ (1859).

Para Otávio Maia, autor e coordenador editorial, “produzir o livro foi tão desafiador e exaustivo quanto escrever ou adequar os textos lúdicos à luz da zoologia, da biologia da conservação e da divulgação científica”. A capa e o projeto gráfico são de Ricardo Campos, da Zoo Designer.

A publicação está disponível de graça, em PDF. O livro terá a impressão de mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente entre os participantes do Concurso de Desenhos Animais em Perigo. Instituições interessadas em utilizar ou distribuir, gratuitamente, o Livro Vermelho das Crianças, deverão solicitar ao Ibict autorização de reprodução da obra original e arcar com os custos de impressão e distribuição.

 

*Editado, às 1h do dia 09/06. 

Leia Também
Os melhores desenhos infantis sobre a Mata Atlântica
Educação ambiental para as crianças de hoje
Governo relança cartilha sobre consumismo infantil

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site jogatina, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
10 de janeiro de 2024

O investimento que precisamos para o oceano que queremos

Não devemos poupar esforços para que a ciência oceânica seja impulsionada na atual Década do Oceano (2021-2030)

Reportagens
10 de janeiro de 2024

Espírito Santo inicia 2024 liderando ofensiva contra o licenciamento ambiental

Governador Casagrande aprovou seu “PL da Destruição” com folga na Ales. Servidores e sociedade civil estudam meios jurídicos para frear retrocessos. No Senado, PL similar segue tramitação

Reportagens
10 de janeiro de 2024

Swap de dívida por natureza: os prós e contras para a América Latina

Mecanismo de redução e abatimento de dívidas promete apoiar economias em desenvolvimento e proteger biodiversidade, mas críticos destacam falta de transparência

Mais de jogatina

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.