Notícias

Double é parceiro do Vozes da Floresta, projeto de bolsa-reportagem destinado a jovens comunicadores indígenas

Iniciativa vai selecionar quatro bolsistas que queiram desenvolver reportagens pautadas nos debates promovidos pela COP26

Redação Double·
16 de junho de 2021·2 anos atrás

Doubleéparceiro do Vozes da Floresta, projeto que oferece bolsas-reportagem e mentorias para jovens comunicadores indígenas. Criado no âmbito da COP26, a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o projeto convida quatro bolsistas a trazerem suas perspectivas sobre os debates promovidos pelo evento, que será sediado pelo Reino Unido em novembro.

De agosto a outubro, os comunicadores refletirão sobre como a crise climática impacta nos seus territórios e sobre como reconstruir a vida na Terra de forma sustentável, a partir da sabedoria de seus povos. Ao longo dos três meses, eles desenvolverão reportagens com mentoria dos jornalistas Aydano André Motta, do #Colabora, e Daniele Bragança, do Double, e participarão de encontros com conselheiros convidados, especialistas nas questões indígenas, de meio ambiente e mudanças climáticas.

Com o fim do processo de mentorias e com a aproximação da COP26, em novembro, as reportagens produzidas pelos comunicadores serão publicadas – tanto no #Colabora quanto no Double.

Os candidatos devem se identificar como indígenas, ter entre 18 e 30 anos e experiência ou interesse em jornalismo e comunicação. É preciso preencher um formulário de inscrição, sugerindo ao menos uma pauta associada a um ou mais dos temas promovidos pela COP26: adaptação e resiliência, natureza, transição energética, mudança acelerada para transportes rodoviários carbono-zero e finanças/economia verde. Os temas se inserem nos quatro objetivos que guiarão o evento e que poderão ser abordados nas mentorias e nas reportagens: mitigação, adaptação, finanças e colaboração. 

Cada uma das bolsas tem o valor de 3 mil reais. Os comunicadores indígenas também receberão auxílio-internet, para que possam participar dos encontros de maneira segura e totalmente online devido à pandemia de Covid-19. Pelo menos duas das bolsas serão destinadas a mulheres. 

Vozes da Floresta conta com apoio financeiro do British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. O projeto não tem envolvimento com a organização oficial da COP26. 

As inscrições vão até o dia 8 de julho, e é possível se inscrever acessando o formulário: bit.ly/vozesdafloresta_. Saiba mais sobre o projeto na página do Instagram (@vozesdafloresta_) e no perfil do Twitter (@vozesfloresta_) e nas redes sociais do #Colabora e de Double

Leia também

Notícias
27 de outubro de 2020

Canal Reload produz vídeo que explica os principais embates de Salles

Disponível no YouTube, o conteúdo faz um panorama da gestão do ministro do Meio Ambiente e de sua coleção de polêmicas que atrapalha a preservação ambiental

Notícias
13 de agosto de 2020

Agora o Double é mais uma das Vozes do Planeta

A nova parceria de conteúdo traz, semanalmente, as notícias em destaque do site para dentro do podcast a partir desta sexta-feira (14)

Reportagens
27 de maio de 2021

Muitas visões de Brasil em xeque na discussão sobre uma BR na Amazônia

Documentário de Double expõe como indígenas e quilombolas na rota da possível extensão da BR-163 vêem a rodovia e a ameaça da marcha desenvolvimentista sobre os seus territórios

Mais de Double

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.